Os três tipos de Vinco
Quando utilizamos o plotter de recorte para criar caixinhas ou embalagens, temos três opções para fazer a parte da dobra ou vinco, como é chamado atualmente no mercado de personalizados. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Vamos entender?
Vinco com Picote
O picote ou tracejado é uma técnica onde utilizamos a lâmina para realizar picotes onde queremos realizar o vinco ou dobra. A vantagem desta técnica é utilizar a mesma lâmina utilizada no corte, para realizar a dobra.
Temos claramente três pontos negativos.
Desgaste da Lâmina: Utilizar a lâmina para realizar também o vinco irá desgastar a lâmina mais rápido.
Processo mais Lento: Como a máquina precisa subir e descer a lâmina diversas vezes, como uma máquina de costura, isso acaba tornando o processo muito mais lento que as demais técnicas.
Aparência menos atrativa: Normalmente utilizamos papeis tingidos apenas a superfície do papel, quando na parte de dentro temos uma massa branca. Então, o picote irá expor a parte branca, deixando uma estética menos atrativa.
Vinco com Meio Corte
Neste técnica também utilizaremos o lâmina para todo o processo, o que diferencia esta da anterior é que iremos diminuir a força de corte corte onde queremos apenas dobrar ou vincar. Assim a lâmina não irá cortar o papel, irá apenas arranhar, facilitando a dobra do material.
Assim como na técnica anterior, o desgaste da lâmina e a aparência menos atrativa também acontecem no vinco com meio corte, porém temos um ganho de velocidade no trabalho. Isso acontece porque podemos deixar este vinco na velocidade máxima, sem problemas.
Vinco com Ponteira de Vinco
De todas as três técnicas esta é a mais correta. Na industria, vinco remete a dobra e por isso não poderia arranhar o material. Para utilizarmos esta técnica precisaremos da ferramenta de vinco, que possui pontas boleadas que pressionam o papel sem arranhar o mesmo. O resultado final é uma dobra perfeita.
Antes de começar a falar sobre a técnica, veja o resultado final!
A plotter Foison ideal para este tipo de trabalho é a X24 Double Head, pois ela é a única plotter profissional do mercado com dois suportes de ferramentas. Assim você conseguirá realizar o corte e o vinco perfeito sem trocar de ferramenta.
Se você possui uma plotter Foison que não a Double Head, você precisará realizar o processo em duas etapas.
- Realizar o vinco nas partes desejadas da caixa, com força suficiente para a dobra.
- Trocar a ferramenta pelo porta lâmina.
- Realizar o corte da caixa.
Dessa forma o processo é possível mas não tão produtivo.
Dica importante de produtividade, caso não tenha uma Double Head.
Se você irá realizar a o corte de 50 caixinhas ou embalagens e deseja utilizar o kit vinco, para não perder produtividade é interessante que utilize um processo.
- Realize a impressão de todas as caixas
- Coloque a ferramenta de vinco
- Realize o vinco de toda as 50 caixas
- Substitua a ferramenta de vinco pelo porta-lâmina
- Finalize com o corte de todas as 50 caixas.
Esta é a melhor forma de otimizar seu tempo, utilizando esta técnica em nossas plotters com apenas um suporte de lâmina.
Se ainda ficou com dúvidas veja este vídeo incrível feito pela nossa parceira Morgana Boechat do canal Se Joga no Scrap.
Eai, qual resultado você prefere? Picote, Vinco com Meio Corte ou Vinco Real?